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Plano de formação continuada para professores da educação infantil

  • Foto do escritor: Redação IESDE
    Redação IESDE
  • 22 de mai.
  • 2 min de leitura

A formação continuada para professores da educação infantil é uma das estratégias mais eficazes para garantir a qualidade da educação desde os primeiros anos escolares. Quando bem planejado, o plano de formação continuada contribui diretamente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais atualizadas, significativas e alinhadas às necessidades das crianças e às diretrizes da BNCC.


Neste artigo, você vai entender como montar um plano eficaz, quais são os principais temas que ele deve abordar e onde encontrar os melhores cursos de formação continuada para professores da educação infantil.


Professor em sala de aula ensinando alunos

Por que investir em um plano de formação continuada para professores?

O processo de formação de professores não deve se encerrar com a graduação. Pelo contrário, ele precisa ser contínuo, com foco na atualização de saberes, no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e na reflexão crítica sobre o papel do educador.


No caso da educação infantil, esse investimento é ainda mais relevante. Afinal, o professor é o mediador das primeiras experiências de aprendizagem da criança, e isso exige preparo específico, atualizado e sensível às diferentes realidades.


Etapas essenciais de um bom plano de formação continuada


Um plano de formação continuada bem estruturado contempla diversas etapas, que vão desde o diagnóstico das necessidades formativas até a avaliação dos resultados obtidos. Veja a seguir os principais pontos que devem estar presentes:


  • Diagnóstico das necessidades: levantamento das competências que os professores desejam ou precisam desenvolver.

  • Definição dos objetivos: o que se espera alcançar com a formação (ex: melhorar o uso de práticas lúdicas, desenvolver estratégias inclusivas, etc.).

  • Escolha dos conteúdos e metodologias: conteúdos relevantes como desenvolvimento infantil, ludicidade, alfabetização, inclusão e avaliação formativa. As metodologias ativas devem ser priorizadas.

  • Cronograma e carga horária: definir um planejamento realista e adaptado à rotina da escola e dos professores.

  • Avaliação da formação: para entender se os objetivos foram atingidos e o que pode ser melhorado.


Onde encontrar cursos de qualidade para a formação de professores da educação infantil?


É fundamental buscar cursos para professores que sejam atualizados, online, reconhecidos e que possibilitem a aplicação prática dos conteúdos. Se você está buscando boas opções de curso de formação continuada para professores, conheça as soluções que o IESDE oferece, com cursos específicos para a educação infantil.


Além disso, o IESDE também conta com cursos online para professores, que possibilitam o estudo no seu ritmo e com conteúdos diretamente aplicáveis à sala de aula.

Outro destaque é a oferta de curso de capacitação para professores que complementam o desenvolvimento profissional contínuo, com temas atuais como neuroeducação, alfabetização e inclusão.



O investimento em formação continuada de professores é um compromisso ético e pedagógico com a infância e com a qualidade da educação. Com um plano estruturado, é possível potencializar as práticas educacionais, fortalecer o papel do docente e oferecer às crianças experiências de aprendizagem mais ricas e transformadoras.


Se você é gestor escolar ou professor da educação infantil, comece agora a estruturar seu plano de formação com apoio de cursos especializados. A educação do futuro começa com a formação de docentes hoje.

 
 
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