A empresa ou chefe ideal não existem, mas isso não quer dizer que você não deve se esforçar para se tornar um. Confira essas dicas e melhore seu desempenho profissional.
O mercado pode estar ruim e a empresa cheia de erros, mas ainda assim existem profissionais que fazem a diferença e são bem-sucedidos como chefes e gerentes de equipes. Seja essa pessoa um profissional com anos de experiência ou alguém que acabou de sair da pós-graduação, é importante saber identificar quais são as características em comum que fazem dessas pessoas profissionais de qualidade e estima.
Confira 10 características de ótimos chefes:
Ótimos chefes: 1) Tomam decisões efetivas
Bons chefes ajudam a empresa a
alcançar metas estratégicas por meio de
decisões efetivas e o bom gerenciamento de usas equipes.
Ótimos chefes: 2) Confiam em seus empregados
Chefes competentes sabem confiar em seus empregados e investir em suas capacidades com as responsabilidades certas para que eles possam se desenvolver e avançar, juntamente com a equipe.
Ótimos chefes: 3) Comportam-se como adultos
Você pode até achar que essa característica é óbvia, mas muitos chefes têm dificuldades com isso, ainda mais quando seus empregados se comportam como crianças mimadas. Independente do
comportamento dos subordinados, bons chefes sabem se comportar como adultos maduros, genuínos e simpáticos, não importam as circunstâncias.
Ótimos chefes: 4) Treinam os empregados
Bons chefes sabem que seus subordinados precisam se desenvolver para que possam trabalhar melhor. Por isso, chefes competentes inventem tempo para fornecer ferramentas, treinamentos e o suporte necessário para que eles possam alcançar seus objetivos com mais qualidade e
eficiência.
Ótimos chefes: 5) São exemplo
Exemplo não apenas para os empregados, mas também para os
clientes e parceiros. Eles sabem conduzir as negociações de forma clara e objetiva, com ética e regularidade.
Ótimos chefes: 6) Sabem comemorar e repreender
Bons chefes sabem quando seus empregados devem ser comemorados e quando devem ser repreendidos, de acordo com os resultados apresentados. Não apenas isso, ótimos chefes também sabem fazer isso publicamente.
Ótimos chefes: 7) Dão feedback honesto
Não apenas para seus empregados, mas também para
colegas, parceiros e gerentes. Eles sabem que para que a empresa dê certo, é necessário que todos estejam em constante melhora.
Ótimos chefes: 8) Fazem o trabalho e se esforçam
Chefes competentes sabem cobrar seus empregados, mas fazem isso porque cumprem não só sua parte no
trabalho, mas vão além. Eles colocam a mão na massa e, quando necessário, trabalham além do que é pedido para que as coisas dêem certo.
Ótimos chefes: 9) Não justificam o fim pelos meios
Bons chefes sabem que não precisam comprometer seus
princípios éticos. Eles trabalham de maneira transparente e o suficiente para que nenhuma cobrança ultrapasse a honestidade.
Ótimos chefes: 10) Sabem balancear situações caóticas
Gerentes competentes sabem balancear
problemas de forma que seus subordinados estejam equilibrados e protegidos, mas ao mesmo tempo têm comunicação aberta para que eles saibam se posicionar em situações que podem afetá-los.